Doping no desporto
[pic]
Educação Física
07/08
Indice:
Introdução pg. 3
História do Doping pg. 4
Tipos de Doping pg. 5
Conclusão
Bibliografia
Introdução sobre dopagem
Desporto e doping são dois termos antagónicos. A prática do desporto deve ser um meio para melhorar a saúde do cidadão e para obter o domínio físico da pessoa por métodos naturais. Ora, o recurso a substâncias cuja finalidade consiste em aumentar de maneira artificial a capacidade humana representa uma adulteração da prática desportiva, que deve ser vigorosamente repudiada e combatida.
A busca pela perfeição no rendimento é extremamente comum nos atletas, e cega muitos deles não olhando a meios para atingir fins. Porém a vida está acima de tudo, não nos devemos deixar cegar pela ambição. Devemos deixar-nos guiar pela ética e dessa forma tirar o melhor proveito possível do nosso rendimento, sem problemas de consciência e principalmente sem problemas de saúde, pois a vida está acima de tudo o resto.
A dopagem sempre existiu e sempre existirá, cabe a cada atleta evitar ser influenciado pela ânsia incessante da vitória a todo o custo que existe em cada um e que apenas nós atletas compreendemos. As tecnologias podem evoluir, os controlos tornarem-se mais apertados e mais eficazes porém, existirá sempre quem rompa a ética que Pierre de Coubertin implementou: ” não importa ganhar, importa sim participar e dar o melhor de si.”
Definição
Utilização de substâncias destinadas a aumentar artificialmente o rendimento,tendo em vista a competição,e que podem alterar a verdade desportiva e trazer prejuízos à integridade física e psíquica do desportista.
História do doping
Os gregos tomavam chás de plantas para lhes melhorar o