Doping
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, a pedido do professor que faz parte do Módulo 13 Atividades físicas/contexto e saúde III.
Como tema de trabalho, optámos pelo doping e os riscos de vida e/ou saúde. Pois têm ocorrido bastantes práticas deste no desporto, o que leva, por vezes, à morte de bastantes atletas. Primeiro iremos falar sobre o desporto o que é, e depois logo a seguir vamos falar sobre o doping, os tipos de doping que existem, as substância dopantes. Vamos dar a nossa opinião sobre o doping.
Esperamos não só que o trabalho concretizado seja apelativo e informativo, como também que este tema seja bem explícito e tratado da melhor maneira possível.
Conceito de desporto
Desporto é toda a forma de praticar atividade física que, através de participação ocasional ou organizada, visa equilibrar a saúde ou melhorar a aptidão física e proporcionar entretenimento aos participantes. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, e pode exigir um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados. São centenas os tipos de desportos existentes, incluindo aqueles para um único participante, até aqueles com centenas de participantes simultâneos, em equipas ou individualmente. Algumas atividades não-físicas, como jogos de tabuleiro e jogos de cartas são muitas vezes referidos como desportos, mas um desporto é geralmente reconhecido como sendo baseada na atividade física.
O que é o Doping?
O doping não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo