Doping
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física.
Com este tema, pretendo dar a conhecer um dos problemas mais graves, sérios e atuais no desporto: “O doping” . Hoje em dia o doping é um dos problemas mais atuais e preocupantes no mundo do desporto, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo desta substancias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas.
Com este trabalho pretendo também explicar o que é o doping, porque é que existe o doping, classes e métodos existentes, porque se deve combater o doping, e formas de o combater.
O QUE é DOPING?
O doping é um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Pode ser também considerado doping o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo e o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias do doping, como é o caso dos diuréticos. O doping é proibido nos desportos porque, para além de prejudicar a saúde, proporciona ao atleta uma vantagem competitiva em relação aos outros atletas.
O controlo de doping é feito através do exame anti-doping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição. Também é frequente a realização de exames surpresa nos atletas. A AMA - Agência Mundial Anti-doping é responsável por determinar as substâncias proibidas e combater a prática de doping entre os atletas.
PORQUE EXISTE O DOPING?
O aparecimento do Doping deve-se a:
Factores externos à própria essência do desporto;
Constante pressão que é exercida sobre os praticantes ao “exigir-lhes”
(uma superação constante e continua do seu rendimento desportivo).
O desportista também recorre a estas substâncias para:
Aumentar a sua força e massa muscular; Aumentar a sua