Oferta e Demanda
Imagem: Representação gráfica da função Demanda (fonte: http://www.eumed.net/cursecon/3/demanda.htm)
Oferta: Relaciona as quantidades que produtores estão dispostos a oferecer e os diferentes possíveis preços, em um determinado período de tempo. Ao contrário da função Demanda, a representação gráfica da Função Oferta é representada por uma curva crescente, o que significa que, quanto maior o preço de um bem, maior será a quantidade ofertada e vice versa.
Imagem 2: Representação gráfica da Função Oferta (fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Curva_de_oferta.svg)
É possível observar a função demanda na prática tomando como exemplo o aumento do preço do tomate, ocorrido no início deste ano. No caso, foi registrado um aumento em torno de 220%. Houve uma redução da área plantada de tomate, pois os produtores estavam desmotivados com o retorno financeiro que estavam tendo, devido aos preços baixos a que o tomate estava sendo negociado. Somado a isso, o inverno rigoroso que atingiu as regiões fornecedores prejudicou a colheita.
Com preços abusivos, pode-se notar a queda na quantidade demandada. O tomate saiu da mesa de muitas famílias brasileiras por um período de tempo. A queda na quantidade demandada só não foi tão grande pelo fato do tomate ser costume no prato de comida do país e não ter um produto que o substitua com sabor similar.
Por outro lado, os produtores, que vinham diminuindo e até cortando a produção de tomate, passaram a reservar mais lugares para a fruta em suas plantações com a alta do preço.
Entretanto, a função oferta e demanda avaliam apenas 2 variáveis e considera-se todas as outras constantes (Ceteris Paribus).