Detecção de gases explosivos em ambientes inertizados com uso de detectores portáteis
A inertização é obtida mediante o uso de um gás inerte, como o nitrogênio ou o CO2, que forma uma capa protetora, evitando a reação dos produtos e conservação. Este processo pode ter diferentes aplicações práticas (Linde, 2015).
Porém, a aplicação deste trabalho pode ser utilizada em outros ambientes que gerem gases de baixo ponto de fulgor (no caso específico deste estudo são gases explosivos a temperatura ambiente), e que o processo contínuo não permita uma completa evacuação para limpeza e a eliminação do perigo.
Segundo dados da OIT, a cada 15 segundos, um trabalhador morre de um acidente de trabalho ou doença. E a cada 15 segundos, 160 trabalhadores sofrem um acidente de trabalho (OIT, 2015).
Outra informação preocupante é que nos locais de trabalho já ocorreram mais de 2,3 milhões de mortes por ano, das quais 350.000 são acidentes fatais e perto de 2 milhões são doenças relacionadas ao trabalho. Além disso, 313 milhões de acidentes ocorrem no trabalho anualmente; muitos deles resultando em ausências prolongadas do trabalho. O custo humano desta adversidade diária é enorme e o impacto econômico das falta de segurança e saúde no trabalho é estimado em 4 por cento do Produto Interno Bruto mundial a cada ano (OIT, 2015). Temos uma enorme evolução no Brasil no quesito de segurança no endurecimento das NR, porém ainda temos uma acanhada ação em difundir o conhecimento a todos os envolvidos, visto que os acidentes com mortes geralmente são de prestadores de serviços que além de serem mal remunerados, não tem o devido conhecimento, e na