Gases
1.1
Características dos Gases
O ar é uma mistura complexa de muitas substâncias simples, atômicas por natureza ou consistindo em moléculas pequenas.
Contudo, ele compõe-se basicamente de N2 (78 %) e O2 (21 %).
Além de N2 e O2, alguns outros elementos (H2, F2, Cl2) existem como gases sob certas condições de temperatura e pressão. Os gases nobres (He, Ne, Ar, Kr e Xe) são monoatômicos. Muitos compostos moleculares também são gases, como pode-se ver na tabela abaixo:
Os gases diferem significativamente dos líquidos e sólidos em vários aspectos. Por exemplo:
• um gás expande-se espontaneamente para encher um recipiente. Dessa forma, o volume de um gás se iguala ao volume do recipiente que o contém.
• Os gases são altamente compressíveis: quando se aplica uma pressão a um gás, seu volume diminui rapidamente. Os sólidos e líquidos não são compressíveis.
• Os
gases
formam
misturas
homogêneas
entre
si
independentemente das identidades ou proporções relativas dos gases componentes.
As propriedades características dos gases resultam do fato de as moléculas individuais estarem relativamente bem separadas. No ar que respiramos, por exemplo, as moléculas ocupam apenas aproximadamente 0,1 % do volume total, com o restante sendo espaço vazio. Assim, cada molécula se comporta basicamente como se as outras não estivessem presentes.
1.2
Pressão
Entre as propriedades de um gás medidas com mais facilidades estão temperatura, volume e pressão.
Em termos gerais, pressão, transmite a idéia de força, um empurrão que tende a mover algo em determinada direção. A pressão, P, é, na realidade, a força, F, que age em certa área, A.
ܲൌ
ܨ
ܣ
Os gases exercem pressão em uma superfície com a qual estão em contato. O gás em um balão inflamável, por exemplo, exerce pressão na superfície interna do balão.
1.3
Pressão Atmosférica e o Barômetro
Sobre toda matéria existe uma força que a atrai para o centro da