Dopamina
Substancias químicas que transmitem informações de um neurônio a outro.
Os mais conhecidos são a acetilcolina, aminoácidos como glicina, o glutamato, o aspartato, o acido gama-amino-butírico (GABA) e as monoaminas como dopamina, noradrenalina, adrenalina e histamina. Hoje, alguns peptídeos funcionam como neurotransmissores. Eles pertencem ao grupo químico da morfina (endorfina e encefalinas).
Pode haver coerência entre neurotransmissores clássicos com os peptídeos.
As sinapses químicas são caracterizadas por terem, apenas dois elementos em contato, o elemento pré-sináptico, que possui um neurotransmissor e o elemento pós-sinaptico.O neurotransmissor é armazenado nas vesículas sinápticas.
A descoberta dos neurotransmissores ajudou na diferenciação de dois tipos de drogas: simpaticomiméticas, que imitam a ação do sistema nervoso simpático (adrenalina e noradrelina); e parassimpaticomiméticas, imitam ações do parassimpático (acetilcolina). A ação da fibra nervosa sobre o efetuador (músculo ou glândula), se faz por liberação de um neurotransmissor e os mais importantes são a acetilcolina e a neuradrelanina ( principal neurotransmissor nos mamíferos).
A DOPAMINA
A dopamina é um neurotransmissor sintetizado por certas células nervosas e age em regiões do cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e motivação.
Depois de sintetizada, a Dopamina é armazenada dentro de vesículas sinápticas. A sinapse ocorre com a chegada de um impulso elétrico, quando essas vesículas se direcionam para a periferia do neurônio e liberam a Dopamina na fenda sináptica, que é o espaço existente entre a membrana pré-sináptica de um neurônio e a pós-sináptica de outro. A Dopamina aí liberada atravessa essa fenda e se liga aos seus receptores específicos na membrana do próximo neurônio.
O neurônio que secreta a Dopamina é chamado de Neurônio Pré-Sináptico, porque está antes da sinapse e o que recebe a dopamina é chamado de