Dopagem E Os Riscos Na Saude
ESCOLA SECUNDÁRIA DE Alpendorada
CURSO PROFISSIONAL DE TECNICO AUXILIAR DE SAUDE
Índice
Introdução 2
O que é o Doping? 3
Drogas e Métodos 4
Esteroides Anabolizantes 5 7
Estimulantes: 7
Analgésicos: 8
Beta-bloqueantes: 9
Hormonas Peptídicas: 10
Diuréticos: 11
Beta - agonistas: 12
Técnicas e métodos proibidos no Desporto 13
Aumento do Transporte de Oxigénio 14
Manipulação química e física 14
Doping genético 14
Teste Antidoping 14
Porque devemos combater o Doping? 16
Conclusão 17
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física lecionada pelo professor Hélder Silva. Neste trabalho, pretendemos tratar um dos problemas mais graves, sérios e atuais do desporto: “A Dopagem e os riscos de vida e/ou Saúde”, ou seja, o doping. O doping é um dos problemas mais atuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo destas substâncias é na sua maioria muito perigosa para os próprios atletas. Com este trabalho o nosso grupo pretende explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas.
O que é o Doping?
O doping é a utilização de substâncias proibidas no desporto, para promoverem o aumento ilegal do rendimento do atleta, humano ou animal. Essas perigosas substâncias fazem com que os atletas tenham um melhor rendimento físico no desporto, atribuindo-lhes vantagens competitivas desleais, em relação aos atletas que não recorrem a estas substâncias para obter o sucesso.
Não devemos no entanto confundir doping com treino físico rigoroso.
Drogas e Métodos
De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
Esteroides anabolizantes;