Dons e ministerios
• Data e lugar: Escrito na Palestina, em aproximadamente 1126 a.C.
• Autor: A partir de todos os indícios, Samuel foi o autor. A tradição judaica atribui autoria a ele.
• Tema: O livro e um registro do fracasso de Israel durante o governo dos juízes. Ele registra 9 apostasias, 7 servidões. 14 juízes e suas façanhas (não incluindo as de Eli e de Samuel, o 15º e 16º juízes, cujos fatos estão em 1 Samuel), e 5 guerras civis. Os eventos de juízes cobre pelo menos 440 anos.
O livro de juízes cobre o período que começa depois da morte do líder Josué e cai ate a ascensão de Saul ao trono de Israel. O povo era governado por juízes que Deus levantava para libertar seu povo oprimido. (17:6). No livro de Juízes vemos uma nova nação formando sua vida nacional. O livro esta cheio de lutas e fracassos, mas a coragem moral do povo cresceu. Foram quinze juízes: Otniel, Eúde, Sangar, Débora, Baraque, Gideão, Tola, Jair, Jaflé, Ibsã, Elom, Abdom, Sansão, Eli, Samuel.(Abimeleque, governante de menor importância, não foi chamado por Deus para ser juiz). Os principais: Débora, Gideão, Sansão e Samuel. O povo avia se desviado de Deus, e adorava os deuses das nações ao seu redor (2:13). Esqueceram –se da escolha e do propósito em anunciar o mundo a existência de um Deus verdadeiro. Como punição dos pecados, Deus os entregou nas mãos daquelas nações. Sobe a opressão dos inimigos, Israel clamava a Deus por misericórdia. Ele os ouvia e mandava juízes para livrá-los. O livro esta cheio de rebelião, castigo, aflições e libertações.
O fracasso de Israel – 1 – 3:4 Josué avia morrido e grande parte da terra esta por conquistar. O primeiro ato do povo de Israel foi procura a vontade de Deus, quanto a modo que deveriam iniciar a conquista final. Deus nomeou Judá como tribo real (1:2). Mas desobedeceram ao Senhor. Não exterminava