Domesticos
Assédio moral e situações humilhantes e vexatórias no ambiente de trabalho.
2 - Justificativa
O assédio moral é prejudicial à saúde do trabalhador, é como uma enfermidade que se alastra, podendo levar o trabalhador a condições frágeis de saúde. Como conseqüência do assédio moral e os seus danos à saúde, muitos profissionais têm sofrido com a Síndrome de burn-out, que é conjunto de sintomas e sinais que advém, sobretudo, por pressão trabalhista exagerada sobre o profissional.
No que diz respeito ao caráter coletivo, a saúde é um patrimônio do ser humano, ou seja, ela é indispensável e serve de fundamento para o exercício de suas atividades e convívio social, inclusive no ambiente de trabalho. A saúde é um bem estar completo, ou seja, conforme a OMS estabelece que “saúde é um estado completo de bem estar físico, mental e social, e não ausência de doença ou enfermidade”.
Diante do exposto, pretende-se, nesta pesquisa, abordar e discutir a profissão do Assistente Social como de extrema relevância para atuar de forma preventiva e quanto de forma corretiva na área da saúde do trabalhador.
Este trabalho monográfico consiste em uma pesquisa bibliográfica e descritiva que objetiva discutir o assédio moral e suas implicações na saúde do trabalhador, demonstrando a vulnerabilidade de funcionários, e focando a importância do Serviço Social na prevenção da prática da questão social e no equilíbrio salutar do trabalhador.
O trabalho se propõe também a realizar uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa e qualitativa.
3 – Objetivos
De modo geral, o presente trabalho monográfico tem como proposta discutir a temática “assédio moral”, com estudo a avaliação das consagradas posições subjetivas sobre o tema, verificando as possibilidades de aplicação encartada sobre a matéria em busca do melhor.
Por deveras, será necessário realizar uma pesquisa doutrinária e jurisprudencial acerca do bem para que se chegue ao fim almejado por esse trabalho