dom casmurro machado de assis
A obra é um triângulo amoroso com um jovem seminarista, separação, preocupação com as aparências etc.
Na obra aparece à traição,o sentimento de impotência, o amor junto com o ódio, a morte e a vida, além da solidão e da velhice etc.
A obra tem capítulos curtos, no qual o autor expressa seu sarcasmo. Nela ele expressasentimentos, razão e é cheia de humor.
Em Dom Casmurro o narrador não é confiável, ele mente, distorce e confunde o leitor, no qual ele conversa ao longo da narrativa. O final da história tem um finaltriste, pois Bento julga-se ter sido traído pela esposa e pelo seu melhor amigo
Nunca se há de chegar a uma conclusão definitiva sobre a traição de Capitu. O que importa, porém, é o fato de Bentinho, igualmente impossibilitado de dispor da prova definitiva, ter optado pela acusação e por construir a história a fim de validar sua hipótese.
A história é narrada em primeirapessoa pelo protagonista no qual Bento tem o apelido de Dom Casmurro, órfão de pai é criado pela mãe Dona Gloria, os tios e o padrinho.
A mãe de Bento manda ele para o seminário ai ele conhece Escobar que também é um seminarista e que se torna seu melhor amigo.
Bento e Capitu se casam em 1865. Com o passar do tempo ela engravida e tem um menino chamado Ezequiel em homenagem ao amigo Escobar.