Dom Aquino
Neste trabalho iremos falar sobre o município de Dom Aquino, localizado no Estado do Mato Grosso, a 172 km da capital do Estado (Cuiabá).
É um município com aproximadamente 10 mil habitantes, tendo em sua maioria mulheres.
Possui várias cachoeiras, grutas, cavernas, fontes de água térmicas, fazendas e áreas rurais. Sua atividade econômica é toda volta para a área agrícola com o extrativismo palmito, água mineral, produção agrícola de cana de açúcar, soja, algodão, milho, arroz, banana, coco da Bahia, atividade pecuária leiteira, indústria alimentícia, e outras atividades em menor escala.
2. Dom Aquino
2.1 DADOS GERAIS Dom Aquino é um município do estado de Mato Grosso localizado à 172 quilômetros da capital Cuiabá. Sua população estimada no começo de 2007 era de 8.264 habitantes segundo dados do IBGE.
Dependência Genealógica: O município de Cuiabá deu origem ao município de Poxoréo, do qual originou-se o município de Dom Aquino.
Denominação dos habitantes: Dom-aquinenses ou Aquinenses
População: 10.973 habitantes
Limites: Poxoréo, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara e São Pedro da Cipa.
Altitude: 460 m.
Clima: Tropical quente e sub-úmido, com 4 meses de seca. Precipitação anual de 1.750mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média anual de 22ºC. Maior máxima 38ºC, e menor mínima 0ºC.
Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0.722 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)
2.2 HISTÓRIA Por volta de 1920, garimpeiros procedentes de Poxoréo, abriram garimpos em Pombas, Cel. Ponce e iniciaram a povoação do atual município de Dom Aquino. A primeira denominação da localidade foi Mutum. O nome é derivado da grande quantidade de pássaros galiformes da família dos cracídeos, os mutuns. O nome foi primeiramente dado a um córrego e depois ao povoado. O município de Mutum foi criado pela Lei Estadual nº 1.196, de 22 de dezembro de 1958. Com esta denominação passou à