doenças veiculadas por alimentos
Profª. Responsável: Angélica T. Barth Wourters
DOENÇAS INFLAMATÓRIAS AGUDAS VEICULADAS POR ALIMENTOS
Graduandos:
Anna Caroline Torres
Fernanda Andrade Letícia Borges
Samantha Mesquita
Thaís Floriano
LAVRAS
2014
1. INTRODUÇÃO
A inflamação é uma reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos, levando ao acúmulo de líquido e de células sanguíneas. Serve para destruir, diluir e imobilizar o agente agressor, mas com o tempo deflagra vários acontecimentos que curam e reconstituem o tecido lesado. (KUMAR,2004)
A inflamação aguda é de curta duração, perdurando por alguns minutos, várias horas ou por um ou dois dias, e suas características principais são a exsudação de líquido e de proteínas plasmáticas e a emigração de leucócitos, predominantemente neutrófilos. Os sinais das respostas inflamatórias são induzidos por alterações no fluxo e no calibre vascular, alterações na permeabilidade vascular e exsudação leucocitária. (KUMAR,2004)
Doença transmitida por alimento é um termo genérico, aplicado a uma síndrome geralmente constituída de anorexia, náuseas, vômitos e/ou diarreia, acompanhada ou não de febre, atribuída à ingestão de alimentos ou água contaminados. Sintomas digestivos, no entanto, não são as únicas manifestações dessas doenças, podem ocorrer ainda afecções extra-intestinais, em diferentes órgãos e sistemas como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas periféricas e outros, de acordo com o agente envolvido. (KUMAR,2004)
Há alguns tipos de doenças transmitidas por alimentos: infecções, toxinfecções e intoxicações. As infecções são causadas pela ingestão de microrganismos patogênicos invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos. As toxinfecções são causadas por microrganismos toxigênicos, cujo quadro clínico é provocado por toxinas liberadas quando estes se multiplicam, esporulam ou sofrem lise na luz intestinal. As intoxicações são