Doenças tropicais e sua influência com a meteorologia
NÚCEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇAO - UEMANET
CURSO TÉCNICO EM METEOROLOGIA
DISCIPLINA: METEOROLOGIA TROPICAL
TUTOR (A) A DISTÂNCIA: RITA DE CACIA LIMA LOPES
POLO: UEMANET CAMPUS PAULO VI
ITALO RAMON JANUARIO
ATIVIDADE – METEOROLOGIA TROPICAL
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) inclui em seu sítio para “tropical diseases” oito doenças que ocorrem exclusivamente ou especialmente nos trópicos, e esclarece que, na prática, a designação se refere a doenças infecciosas que proliferam em condições climáticas quente e úmidas. Algumas doenças são causadas por protozoários e outras por vermes e uma é viral. A designação “doenças tropicais” não foi invenção da OMS, pois já constava do vocabulário médico desde o século XIX. Surgiu sem data fixa e foi consolidando à medida que micro-organismos eram reconhecidos como causadores de doenças e tinham mecanismos de transmissão elucidados”.
(Autor: ErneyPlessmann Camargo)
Diante do exposto acima, faça uma pesquisa sobre quatro dessas oito doenças consideradas tropicais. Destaque as causas das doenças, de que forma elas são transmitidas e quais elementos climáticos são determinantes na proliferação das mesmas.
Obs.: A atividade deverá ser enviada em arquivo de Word.
1 - TUBERCULOSE
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas, também podem ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
1.1 TRANSMISSÃO
A transmissão da tuberculose se dá por via aérea. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos principalmente pela tosse, mas pode ser pela por espirro e fala com o doente.
1.2 ELEMENTOS CLIMÁTICOS DETERMINANTES NA PROLIFERAÇÃO DA TUBERCULOSE
Ambientes mais ventilados, com troca de ar constante, proporcionam uma maior segurança na prevenção da transmissão, logo,