Analista de Sistemas
Existem diversos processos para desenvolvimento de Software, mais há algumas atividades básicas utilizadas para a criação e desenvolvimento do Software: Levantamento de requisitos, Análise de Requisitos, Projeto, Implementação, Testes, Implantação.
Levantamento de Requisitos: Tem como principal objetivo, compreender o problema do cliente dando aos desenvolvedores a mesma visão do projeto que deve ser construído para solução do problema. Onde os analistas e os clientes buscam juntos por soluções para que o software se torne capaz de satisfazer as necessidades.
Análise de Requisitos: Aqui os desenvolvedores fazem o estudo detalhado no que foi levantado de informações na análise. A partir daqui são construídos alguns modelos para representar o software que deve ser desenvolvido.
Também nessa fase é interessante criar uma estratégia de solução para o problema, usando as necessidades do cliente depois de ter o problema devidamente compreendido, para resolver o problema do cliente, definindo o que seu sistema deve fazer.
Um problema muito freqüente é quando as equipes de desenvolvimento vão direto a solução do problema sem ter definido completamente a questão do que os software do seu cliente exige, Assim se deve realizar a Validação e Verificação dos projetos construídos.
Validação: Assegura que o software está atendendo as necessidades dos cliente.
Verificação: Verifica os modelos construídos na análise estão em conformidade com os requisitos do seu cliente.
Projeto: Aqui se define como o sistema deve funcionar internamente, para atender as necessidades exigidas pelo cliente na análise. Aqui deve se considerar a utilização de arquiteturas de sistemas, linguagem que deve ser usada, SGBD, padrão de interface gráficas...
No projeto se desenvolve a notação que se aplicara no computador, vendo o que o desenvolvimento do software deve fazer, comparando com os requisitos para atender o cliente. Projeto possui