Tempo e Saúde
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
DIRETORIA DE PESQUISA
TEMPO E SAÚDE
Disciplina: Meteorologia Ambiental
BELÉM-PA
2014
INTRODUÇÃO
O tempo e clima estão diretamente associados a qualidade de vida dos seres humanos. Essa relação já vem sendo objeto de estudo de vários pesquisadores em várias partes do mundo, afimde verificar a relação direta que as variáveis meteorológicas como (Temperatura do ar, Umidade Relativa, Precipitação...) podem influenciar na saudade da população mundial. Muito se tem questionado a respeito das doenças respiratórias e o crescente número de casos de infecções virais e bactericidas, devido as consequentes mudanças climáticas que regem as regiões do hemisfério norte e sul. A saúde, também conhecida como o estado de bem estar físico, mental e social, é de suma importância no cotidiano do ser humano e na vida.Atualmente, é senso comum entre a população que o processo saúde-doença é um processo social caracterizado pelas relações do homem com a natureza (meio ambiente, espaço, território) e com outros homens (através do trabalho e das relações sociais, culturais e políticas) num determinado espaço geográfico e num determinado tempo histórico.
As variações no tempo têm grande influência na saúde do homem, visto que as mudanças no tempo trazem consequências como doenças respiratórias como fator iniciante as baixas temperaturas e ou mudanças bruscas, o mesmo enfrenta problemas alérgicos ligados a umidade relativa do ar, pouca ventilação, ausência de radiação solar no ambiente; proliferação de insetos, onde se reproduzem em áreas de aglomeração de água parada, onde o índice pluviométrico poderá está ligado diretamente.
Assim, nesse contexto, este trabalho tem por finalidade demonstrar de que modo as variáveis e sistemas meteorológicos estão associadas às influências sobre a saúde humana com o tempo.
OBJETIVO GERAL
Este trabalho tem