regioes bioclimaticas
2.Distribuição geográfica das Regiões Bioclimáticas
Para começar com o trabalho, optamos primeiramente em definir e fazer entender o termo Bioclimático. É claro e evidente que o termo envolve duas ciências, citando:
· Biogeografia
· Climatogeografia
2.1.Biogeografia
Tida como o ramo da geografia física, e centra o seu estudo nos organismos vivos, desde as plantas, e os animais existentes na superfície terrestre. Ela descreve e explica a distribuição soa seres vivos sobre a superfície terrestre.
2.2.Climatogeografia
Eis que se ocupa no estudo de climas, desde as suas características, as variações, distribuição territorial e a influência que ela (climatogeografia) exerce sobre os seres vivos (biogeografia).
“A climatogeografia, carrega consigo 2 ramos de extrema importância, a climatologia – distingue e explica as razões das variações climáticas na terra e, realiza a avaliação climática das práticas económicas, e a meteorologia – eis que tem a função de apoiar a navegação marítima, aérea e terrestre fornecendo dados climáticos, criar sistema de alerta sobre as ocorrências na natureza, prever os estados do tempo e informar sobre possíveis alterações súbitas no estado do tempo e, por fim assistir na recomendação de medidas para prevenção dos efeitos desastrosos na natureza.”
Portanto, após a definição das duas ciências enquadradas no único termo – Bioclimático, entendemos que trata-se de uma expressão referente a Bioclimatologia, definida como sendo a interacção dos seres vivos (biosfera) com o clima (atmosfera). Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas, eis o tema do trabalho, sabendo o significado do termo bioclimático, facilmente percebe-se que o docente requer informações relacionadas com as diferentes regiões existentes na terra, partindo do raciocínio de que todo lugar que apresenta vida, é de carácter bioclimático.
É do conhecimento de todos que a terra