Geografia 2014
O presente trabalho que estamos expondo de seguida versam sobre a Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas concretamente na região intertropical. A atribuição deste tema foi determinada pela sua importância, na medida em que também precisamos de saber sobre a Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas de modo que possa-mos entender até que ponto a distribuição geográfica pode influenciar na diversifica e variação do clima, fauna, flora entre outros. Durante a realização deste trabalho procuramos ter uma exposição clara e detalhadas do assunto, partindo das noções básicas. O nosso principal objectivo vai ser, estudar a Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas concretamente na zona intertropical numa visão científica, actual e detalhada. Para isso iremos focar amostras concretas da região já que será destacada.
Distribuição geográfica das regiões bioclimáticas
A distribuição das espécies faunísticas e vegetais na superfície terrestre depende em grande medida dos factores climáticos, edaficos e topográficos.
Tendo em conta o clima e a latitude podem distinguir-se regiões bioclimaticas da zona intertropical, fria e de altitude.
Zona Intertropical
A região intertropical é a faixa que se estende do equador ate cerca de 30° de latitude N e 30° de latitude S e que cobre vastas áreas da América, África e Ásia.
Compreende a zona de clima equatorial e desértico, onde se registam as mais altas temperaturas médias do Globo, com contrastes pluviométricos, contribuindo para as diferenciações das espécies vegetais e animais.
Distribuição da vegetação e da fauna
A floresta densa localiza-se nas bacias do Congo, Amazonas, Filipinas e Indonésia. É uma floresta sempre verde, com vários estratos: possui árvores de grande porte (atingem 60 m de altura e 6 m de diâmetro), com raízes curtas e frágeis. Nos troncos desenvolvem-se trepadeiras. Há também espécies de lianas, edifitas.
A fauna desta região é constituída por uma variedade de formigas,