Estratégias Bioclimáticas
Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios
Conforto Ambiental
Zoneamentos Climáticos – Estratégias Bioclimáticas – Estratégias Projetuais
Regina Nunes, Tatiana Mello, Felipe Esteves.
Julho 2014
Nosso trabalho visa apresentar as regiões climáticas brasileiras, utilizando a Carta de Givone em conjunto com os zoneamentos bioclimáticos. Escolhemos algumas estratégias bioclimáticas de acordo com cada clima de determinada região e também propomos estratégias projetuais.
Regiões Climáticas Brasileiras
Ao total temos 6 (seis) regiões climáticas brasileiras, são elas: Tropical, Equatorial, Semi-árido, Tropical Atlântico, Tropical de Altitude e Subtropical.
O clima tropical abrange parte do Norte, Nordeste e Centro-oeste brasileiro. Nessas regiões o verão costuma ser quente e chuvoso e quente e seco. Apresenta alto índice pluviométrico, em torno de 1500mm/ano. As temperaturas variam no verão entre 18 ⁰C e 28 ⁰C com significativa amplitude térmica de 5 ⁰C e 7 ⁰C. As estações são bem definidas.
O clima equatorial ocorre em toda a Amazônia, ao Norte de Mato Grosso e a Oeste do Maranhão. Está sob ação da massa de ar equatorial continental de ar quente e geralmente úmido. Possui temperaturas médias de 24 ⁰C e 26 ⁰C, com amplitude anual de até 3 ⁰C. As chuvas são abundantes com índices próximos de 2000mm/ano. No inverno a região pode sofrer influência da massa polar atlântica ocasionando um fenômeno denominado friagem, ou seja, um resfriamento súbito em uma região muito quente.
No clima semi-árido é caracterizado por ser um clima de baixa umidade e pouco volume pluviométrico. Possui precipitação inferior a 1000mm/ano e a amplitude térmica anual é por volta de 5 ⁰C. Compreende parte do nordeste brasileiro e está associado ao importante bioma da caatinga, rico em biodiversidade.
Clima tropical de altitude se estende entre o norte do Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul, apresenta