Doenças transmitidas pelo solo
Lixo jogado em lugares inadequados, esgotos lançados em valas abertas, águas poluídas deixadas ao ar livre e excrementos de animais contaminam o solo. Para evitar a contaminação do solo, devem ser tomadas as seguintes medidas: • Construir redes de esgotos; • Instalar incineradores para lixo; • Canalizar as águas contaminadas; • Evitar a presença de animais em locais freqüentados pelo homem.
Os dejetos lançados no solo podem conter: • Microorganismos causadores de doenças – no caso do lixo e do esgoto doméstico; • Substancias tóxica – no caso dos resíduos industriais.
Saiba que em cidades com um bom serviço de saneamento as doenças não se espalham facilmente, ficando mais protegida a saúde das crianças e dos adultos. Veja algumas das doenças transmitidas pelo solo:
Tétano
O tétano é uma doença causada pela bactéria chamada Clostridium tetani. Essa bactéria é colocada no solo através das fezes de animais herbívoros diversos. No solo elas são encontradas como esporos, que são forma de de4fesa em que cada bactéria se mostra praticamente inativa e se apresenta envolvida por uma membrana resistente. Os esporos podem contaminar agulhas, pregos, latas e outros objetos, os esporos podem ser introduzidos em seu corpo. Quanto mais profundo for o ferimento, menor será o contato das bactérias com o gás oxigênio do ar. E sem o oxigênio do ar elas podem sair da forma de esporos, ficando ativas para se reproduzir e liberar as substancias tóxicas que provocam o tétano.
Transmissão:
A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com arreia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria. Ferimentos com objetos contaminados normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença. Quando alguém se fere profundamente e não faz a