a oriem das doenças
As doenças podem ser classificadas em :
Doenças Hereditárias: São as doenças transmitidas de pais para filhos através dos genes.
Os genes são partes do DNA das nossas células que administram o funcionamento das células e transmitem esse sistema de administração para as novas células que nascem.
Herança biológica ou hereditariedade: Nossas células carregam as formas de funcionamento das células de nossos pais. E, algumas vezes, nossa hereditariedade inclui doenças.
Exemplos: Anemia, diabete, glaucoma, hemofilia etc.
Doenças Congênitas: São doenças contraídas durante a gestação ( o desenvolvimento do embrião no útero da mãe).
Exemplos: Rubéola e AIDS.
Doenças Adquiridas: São todas as doenças que podem nos atingir após o nascimento. São divididas em doenças transmissíveis (sarampo, gripe, tuberculose, caxumba etc) e doenças não transmissíveis (câncer, asma, esclerose etc).
As doenças podem ser transmitidas de diversas maneiras: pelo ar, pelo solo, pela água, assim como pelo contato com as outras pessoas, animais e vegetais.
EPIDEMIAS, ENDEMIAS E PANDEMIAS
Epidemia se caracteriza pela incidência, em curto período de tempo, de grande número de casos de uma doença.
Ocorrem geralmente quando a população de uma determinada região entra em contato pela primeira vez com um agente patogênico (vírus, bactéria). Neste caso, o sistema imunológico das pessoas não está preparado para combater a doença, que se espalha rapidamente fazendo várias vítimas. Campanhas de vacinação em massa são importantes para evitar epidemias.
Exemplo: Gripe espanhola, peste negra, Cólera, febre amarela etc.
Endemias são doenças permanentes de certas regiões, isto é, são limitadas geograficamente.
No Brasil, existem áreas endêmicas. A título de exemplo, pode ser citada a febre amarela comum Amazônia. No período de infestação da doença, as pessoas que viajam para tal região precisam ser vacinadas. A dengue é outro exemplo de