Hino Nacional Projeto
Hino Nacional - ordem direta e glossário
O Hino Nacional Brasileiro não só tem uma das melodias mais lindas do mundo como também tem uma letra poética tão rebuscada e bonita que dá até orgulho (era a idéia original, não?)
Acontece que, para muitos, o Hino Nacional não empolga por ter letra complexa, que exige esforço para ser entendida. Aparentemente “esforço” cansa demais.
O jornalista Aldo Pereira, escreveu um livro sobre o Hino Nacional (“O Hino Nacional Brasileiro”) onde propõe que sua letra seja lida na ordem direta para uma melhor compreensão. Ele fez, também, um glossário com as palavras menos conhecidas. Seguem os dois:
Hino Nacional na ordem direta
A versão no original...
... e na ordem direta
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da
Liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da
Pátria nesse instante.
As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico, e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.
Se o penhor desta igualdade Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó
Liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte! Se conseguimos conquistar com braço forte o penhor desta igualdade, em teu seio, ó
Liberdade, o nosso peito desafia a própria morte! Ó Pátria amada, Idolatrada, Salve! Salve!
Ó Pátria amada, idolatrada, salve! salve!
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido De amor e de esperança à terra desce, Se em teu formoso céu, risonho e límpido, A imagem do Cruzeiro resplandece. Brasil, se a imagem do Cruzeiro resplandece em teu céu formoso, risonho e límpido, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança desce à terra.
Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza. És belo, és forte, impávido colosso, gigante pela própria natureza, e o teu futuro