Estudante
Professor: Jorge. Turno:____________________.
Aluno:__________________________________.
Série:___________________. Turma:_________.
Trabalho
De
Filosofia
Grajaú-MA, 09 de Maio de 2014.
Página 222, Questões 1, 2 e 3.
1. Em contraste com os valores dominantes na Idade Média, destaque alguns dos valores, atitudes e/ou características da mentalidade da Idade Moderna.
Resposta= O tema central da Idade Moderna é a razão, sendo que na Idade Média a igreja era a única considerada a fonte de conhecimento absoluto e assim era responsável por ditar as leis e punir os infratores. Dentre as características de pensamento da Idade Moderna está o antropocentrismo (Homem no centro do universo), o individualismo, a experiência e sua conclusão por meio dos fatos, o Espírito crítico e o surgimento de uma nova ciência: a Anatomia.
2. No Renascimento revalorizaram-se o ser humano e a natureza. Como se expressou essa revalorização no campo do pensamento?
Resposta= Essa revalorização no campo do pensamento deu-se porque enquanto na Idade Média a vida devia estar centrada em Deus (Teocentrismo); a partir dos séculos XV e XVI o homem passa a ser o centro do universo. Para isso a razão e a natureza passam para uma intensa valorização, a partir desse momento os renascentistas passam a utilizar o método experimental e o de observação da Física e da Astronomia.
3. Identifique os valores da Idade Moderna contidos nos pensamentos de Montaigne e Maquiavel. Comente.
Resposta= Ambos tinham o pensamento a respeito da essência humana, à moral e à política. Montaigne inspirava-se no ceticismo (Pessoa que duvida de tudo, descrente) da Antiguidade, mas também outras formas de inspiração como o epicurismo (Prazeres) e o estoicismo (Destino). Já Maquiavel era um grande pensador político; em sua grande obra “O Príncipe” desvincula totalmente s razões políticas das razões morais; “onde a moral não importa, somente os resultados