FAPS
Denominamos Virulência a capacidade de multiplicação no organismo parasitado.
Existe dois tipos de doenças transmissíveis a direta que é transmitida de pessoa para pessoa e a indireta que é quando é transmitida pela água, alimentos, etc.
Algumas doenças podem ser transmitidas via Vetores: Mecânicos ou Biológicos.
Os mecânicos carregam os microrganismos superficialmente em seus corpos ou aparelho bucal, contaminando outro animal ou humano causando ou não doenças.
Os Biológicos carregam os microrganismos nos seus órgãos internos, estes são chamados de vetores intermediários, contaminando o individuo pela sua picada ou defecação na pela durante o repasto sanguíneo.
A transmissão também pode ser maternal, quando o vírus esta presente na corrente sanguínea da grávida, sendo transmitido pela placenta ou aleitamento.
As doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas pelo contato sexual, até mesmo no sexo anal e oral é manifestada infecções.
Algumas infecções causam apenas uma coceira ou irritação na genital, porem outras podem atingir órgãos como útero ou testículos, etc .
É difícil o controle da doença, pois com o oferecimento de anticonceptivos diminui o uso da camisinha que é o único método para prevenção destas doenças como AIDS/ HIV/ HPV/ Hepatite B.
Para possibilitar melhores oportunidades de prevenção dos agravos à saúde, é importante o conhecimento do complexo causal que lhes dá origem, tais como detalhes sobre as características dos agentes e fatores de risco envolvidos. Serve como exemplo o conhecimento do papel do “barbeiro” na etiologia da doença de Chagas, o que aponta para possíveis estratégias de prevenção desta afecção.
A Doença de chagas é