Doenças transmissíveis, doenças de notificação compulsória e seus critérios
CURSO DE ENFERMAGEM
ENFERMAGEM NAS DOENÇAS DE NOTIFICAÇÃO COMPULSÓRIA
Doenças transmissíveis, doenças de notificação compulsória e seus critérios
Turma: 8ª série A enfermagem
Aluna:
Márcia Regina Freitas Gonçalves da Silva RA: 0901411270
Taubaté – 07 de janeiro de 2014
Introdução
Doenças transmissíveis são doenças infecciosas, ou seja, aquelas causadas por bioagentes patogênicos, cujo agente pode transmitir ou "passar" a doença de várias maneiras, tais como de um indivíduo para o outro, de um animal para um indivíduo ou ainda de um indivíduo para um animal. Teoricamente, todas as doenças infecciosas são transmissíveis, sendo inclusive os dois termos utilizados como sinônimos. Porém, na prática, observa-se que muitas doenças infecciosas comumente não são transmitidas do doente para os seus contatos.
Doença transmissível é qualquer doença causada por um agente infeccioso específico ou seus produtos tóxicos, que se manifesta pela transmissão deste agente ou de seus produtos, de um reservatório a um hospedeiro suscetível, seja diretamente de uma pessoa ou animal infectado, ou indiretamente por meio de um hospedeiro intermediário, de natureza vegetal ou animal, de um vetor ou do meio ambiente inanimado.
Notificação compulsória é um registro que obriga e universaliza as notificações, visando o rápido controle de eventos que requerem pronta intervenção. Para sua construção o Sistema de Doenças de Notificação Compulsória (SDNC), cria uma Lista de Doenças de Notificação Compulsória (LDNC), cujas doenças são selecionadas através de determinados critérios, tais como: magnitude, potencial de disseminação, transcendêcia, vulnerabilidade, disponibilidade de medidas de controle, compromisso internacional com programas de erradicação, entre outros.
Devido às alterações no perfil epidemiológico, a implementação de outras técnicas para o monitoramento de doenças, o conhecimento de novas doenças ou a