O positivismo
Universidade Federal do Ceará – ICA
Curso de Publicidade
Epistemologia Metodologia científica aplicadas a comunicação
Profa. Dra. Cida de Sousa
RIBEIRO JÚNIOR, João. O que é positivismo. São Paulo: Brasiliense, 1994. (p. 35 - 65).
“[...] desenvolver uma proposta de análise histórica do positivismo, aplicando o método dialético, o método historicista : analisar o positivismo de maneira histórico-social, em sua evolução. [...]”. (35)
“[...] Se se tentasse formular o que seria o tipo ideal do positivismo, uma espécie de síntese fundamental das idéias do positivismo, poderiam ser selecionadas três ideias principais*:
A sua hipótese fundamental é de que a sociedade humana é regulada por leis naturais ou por leis que têm todas as cacacterísticas das leis naturais [...]”. (35-36)
“[...] portanto, o que reina na sociedade é uma harmonia semelhante à da natureza,uma espécie de harmonia natural. [...]”. (36)
“[...] Dessa primeira hipótese decorre uma conclusão epistemológica, de que os métodos e procedimentos para conhcer a sociedade são exatamente os mesmos que são utilizados para conhecer a natureza, portanto, a metodologia das ciências sociais tem que ser idêntica à metodologia das ciências naturais [...]”.(36)
“[...] p cientista social deve estudar a sociedade com o mesmo espírito objetivo, neutro, livre de valor, livre de quaisquer ideologias ou visões de mundo, [...]”. (36)
“[...] O positivismo geralmete designa esse conjunto de valores ou de opções ideológicas como prejuízos, preconceitos ou prenoções. A idéia fundamental do método positivista é de que a ciência só pode ser objetiva e verdadeira na medida em que eliminar totalmente qualquer interferência desses preconceitos ou prenoções. [...]”. (36)
“[...] Talvez o promeiro autor que se pode relacionar como pai do positivismo seja Condocert – filósofo ligado à enciclopédia - , que foi talvez o primeiro a formular de maneira mais precisa a idéia de que a ciência da