DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
O que são?
Doenças sexualmente transmissíveis são aquelas que se adquire ou se transmite ao se ter contato sexual (vaginal, oral ou anal).
Entretanto, também podem ser transmitidas por outras vias.
É importante que se entenda contato sexual não só como o ato sexual propriamente dito, mas também como carícias envolvendo estas mesmas regiões do corpo. Por meio de carícias as pessoas também ficam expostas a secreções e podem se contaminar. Quais são as DSTs mais comuns no Brasil?
Mais adiante veremos o porquê da AIDS está neste gráfico, apesar de ser menos numerosa do que as outras DSTs. Além disso, existem outras DSTs também preocupantes como Tricomoníase e Candidíase, porém apresentam um menor número de casos.
Quais são os agentes causadores?
DSTs podem ser causadas por bactérias, vírus, fungos, protozoários e pequenos animais ( ex: chatos) .Seguem abaixo 2 dos
Agentes causadores.
Bactéria: Sífilis - Treponema pallidum
Gonorréia - Diplococcus gram
Clamídia - Chlamydia trachomatis
Vírus: Herpes Genital - vírus das famílias Alfaherpesvirinae, Betaherpesvirinae e Gamaherpesvirinae
HPV (papiloma vírus humano)
AIDS - HIV
Como são transmitidas?
Podem ser transmitidas de diversas maneiras:
Pelo contato sexual;
De mãe para filho (exemplos: AIDS - pela corrente sanguínea durante a gestação, no parto ou pela amamentação; Sífilis -). no parto);
Pelo compartilhamento de seringas (exemplo: AIDS);
Pela transfusão de sangue.
Quais são sintomas mais comuns?
De uma forma geral os sintomas são: presença de feridas na genitália, próximo a ela e no ânus; ardência e prurido (coceira) na região genital; ardência ao urinar; secreção branca ou esverdeada na genitália. Alguns casos são assintomáticos: AIDS e HPV.
A Sífilis também é assintomática em uma de suas fases.
O que podem causar?
As DSTs podem acarretar muitos outros problemas de saúde, entre eles:
Câncer de colo