ÉTICA – LUZ DOS OLHOS DA JUSTIÇA
Cintia Viana da Silva
JOÃO PESSOA – PB
Novembro de 2011
ÉTICA – LUZ DOS OLHOS DA JUSTIÇA
RESUMO
A busca por uma sociedade onde o bem ético e moral sejam mais concretos que as coisas escritas em um papel, onde se leem palavras que ditam leis. Um lugar em que as pessoas possam exercer com sabedoria a justiça para todos, de forma equitativa e destemida. Precisamos de um Direito real, palpável e que atinja as crianças, jovens, adultos e idosos de hoje e do amanhã. Como solução, percebo a ética como uma virtude que clareia o universo jurídico.
Palavras-chave: Sociedade, Direito, Ética, Justiça.
1. INTRODUÇÃO
Em um mundo de filosofias vãs e de flores da verdade que secam com o tempo, existe uma indagação que permeia o universo jurídico; qual é a essência da Ética e da Moral, nos dias de hoje? Como diria Drummond, - “Os lírios não nascem da lei".
Nos palácios da justiça, que ostentam o brilho da pintura recente em suas fachadas, esconde-se o breu das atitudes contrárias ao bem-estar comum e finca-se o ódio, a intolerância e o desespero na mente e no coração das pessoas. Pessoas que usam o poder que detém nas mãos para humilhar e levar discórdia ao invés de justiça. Como a casca, às vezes, pode ser tão importante? Debaixo de ternos e gravatas se refugiam alguns animais que estão longe de beber na fonte da ética. Por que nos dias de hoje a verdade e a justiça não são mais tão importantes?
Seria interessante fazer aqui, uma distinção entre Ética e Moral. A Ética tem sua origem no grego ethos, que é o modo de ser, o caráter. E também tem origem no latim mos, que seriam os costumes, de onde se derivou a palavra moral. A Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, ou seja, para o coletivo. Ela estuda o que é o bem e o que é mal.
A ética é uma "filosofia da moral", ou seja, uma ciência voltada para a compreensão das condutas