Doenças respiratórias
O que é?
Doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) que afeta principalmente os pulmões, mas, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Qual a causa?
Tem causa bacteriana e compromete na maioria das vezes os pulmões, podendo afetar outros órgãos e sistemas do organismo. A doença prevalece duas vezes mais em homens, devido a diversos fatores, como a maior exposição desde a infância e a pouca frequência em tratamentos preventivos. Atualmente, a Tuberculose é a principal causa de mortes de pessoas infectadas pelo HIV/AIDS, pois também ataca as células de defesa e imunidade do organismo.
Existe um “período de incubação”, o que significa que nem sempre quem tem Tuberculose está com ela ativa. E nem sempre quem está com TB ativa acabou de ser infectado. O risco de adoecer é maior nos primeiros dois anos após a primeira infecção, mas, uma vez infectado, o paciente pode adoecer em qualquer momento da vida.
Quais os sintomas?
Alguns pacientes não exibem nenhum indício da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue; cansaço excessivo; febre baixa geralmente à tarde; sudorese noturna; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza; e prostração. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Como se transmite?
A transmissão é direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal