Doenças Inflamatórias Intestinais
Introdução
As doenças inflamatórias intestinais referem-se às condições crônicas que causam inflamação do revestimento e das paredes dos intestinos delgado e grosso, como resultado de uma lesão. São representadas principalmente pela Doença de Crohn e pela Colite Ulcerativa. O diagnóstico destas doenças tem impacto não só para os pacientes (comprometendo, muitas vezes, o estado emocional ou o desenvolvimento físico), como também para a sociedade, porque pode afetar indivíduos em fase produtiva da vida, que muitas vezes necessitam de atendimento multidisciplinar e do uso de medicamentos de alto custo, por tempo prolongado.
Colite Ulcerativa
A Colite Ulcerativa é um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) que afeta o revestimento do intestino grosso e o reto. Nessa doença, a inflamação da parede do intestino é contínua, isto é, toda a parte do intestino que está afetada pela doença fica inflamada.
Causa
A causa é desconhecida. Alguns pesquisadores acreditam que pode ser um defeito no sistema imunológico em que os anticorpos do próprio organismo ataquem o intestino grosso. Outros especulam que um microorganismo não identificado seja responsável pela doença. É provável que a combinação desses fatores, incluindo hereditariedade, pode estar envolvida na causa.
Consequências
Muitas pessoas com a doença respondem bem ao tratamento e conseguem ter uma vida confortável. Entretanto a doença pode tornar-se bastante severa necessitando de internação e Raios-X do intestino grosso. Em raros casos há necessidade de cirurgia de emergência.
A doença pode afetar a parte nutricional, causando retardo no crescimento infantil e do adolescente. Fígado, pele, olhos ou articulações ocasionalmente podem ter problemas mesmo antes de ter sintomas intestinais.
Em longo