Custos Logisticos embalagem
Disciplina de Custos Logísticos
Prof.ª Bianca Bigolin Liszbinski
Aplicabilidade da Gestão de Custos de Embalagem de uma Panificadora da Cidade de Santa Maria –RS.
Ana Paula Gracioli
Heron Scremin
Santa Maria
2013
1. Introdução
A escolha de embalagens por uma empresa leva em consideração, além da apresentação do produto (marketing), o melhor meio para conservar a integridade do produto, fazendo com que este não perca sua qualidade no manuseio e no transporte. Através de uma pesquisa de campo visa-se demonstrar as escolhas de embalagens de uma empresa no setor panificador da cidade de Santa Maria – RS, levando em consideração os termos acima.
2. Apresentação das Embalagens
A panificadora produz cerca de 20 produtos, mas, consideraremos apenas dois (torradinhas e bolachas), levando em conta maior relevância nas vendas e maior estudo para a escolha de embalagens.
2.1. Torradinhas
A opção das embalagens das torradinhas se deu através de uma evolução. Antes elas eram soltas e a embalagem não possui atratividade, apesar do preço do produto ser o mais baixo. Buscando uma melhor aparência optou-se por uma nova impressão nos sacos plásticos e uma reorganização do produto na embalagem colocando em fileiras, como mostram as fotos abaixo.
Fonte: acervo pessoal
Essa nova opção, simples, e com o custo aumentado em apenas 10% fez com que as vendas aumentassem cerca de 400%, o produto acabou se tornando o mais vendido na empresa. Além disso, o novo método de embalar diminuiu os farelos e as quebras dentro do pacote, preservando a qualidade do produto.
2.2. Bolachas
Para a embalagem das bolachas optou-se por fugir do padrão tradicional. Enquanto todas as outras empresas utilizam sacos plásticos, a panificadora escolheu utilizar a embalagem de bandeja, conforme fotos abaixo.
Fonte: acervo pessoal
Apesar de a embalagem utilizada ser cerca de 60%