Doença inflamatoria intestinal
Definição: Doença inflamatória intestinal é uma denominação geral para um grupo de distúrbios inflamatórios crônicos de causa desconhecida, envolvendo o trato gastrointestinal. Como esses distúrbios não apresentam aspectos patognomônicos nem possuem diagnósticos específicos, num sentido restrito permanecem sendo diagnósticos de exclusão. A DII pode ser dividida em dois grupos principais, a colite ulcerativa inespecífica crônica e a doença de Crohn (DC). A descrição original dessa última doença, efetuada por Crohn, Ginzberg e Oppenheimer em 1932, localizava o distúrbio em segmentos do íleo. A doença de Chron do intestino delgado também é conhecida como enterite regional. Um quadro inflamatório semelhante pode ocorrer no cólon, isoladamente ou com acometimento concomitante do intestino delgado. Na maioria dos casos, essa forma de colite pode ser diferenciada em termos clínicos e patológicos da colite ulcerativa, podendo ser denominada doença de Crohn do cólon.
Epidemiologia: A epidemiologia e a etiologia da colite ulcerativa e da DC compartilham muitos aspectos e, portanto, serão discutidas em conjunto. Essas doenças são mais comuns em indivíduos brancos que em negros ou asiáticos, com incidência três a seis vezes superior em judeus. Os sexos são igualmente afetados. A estimativa da incidência da DC é de aproximadamente 2 casos por 100.000 habitantes. Muitos acreditam que a incidência de DC está aumentando. Na Europa Ocidental e na América do Norte, a incidência e a prevalência de DC aumentaram cinco vezes mais rapidamente que as de colite ulcerativa.
Conquanto a ocorrência de ambas as doenças mostre um pico entre os 15 e 35 anos de idade, tanto uma como a outra já foram descritas em todas as faixas etárias. Foi registrada uma incidência familiar de DII, com estimativa de que 2% a 5% das pessoas com DC terão um ou mais parentes afetados. Contudo não há especificidade para determinada forma de DII no âmbito de dada família. Esse