Treinamento combate a incêndio
BÁSICO
CURSO BÁSICO DE
DE
PREVENÇÃO
PREVENÇÃO
E COMBATE
A INCÊNDIOS
E COMBATE A
INCÊNDIOS
BÁSICO DE PREVENÇÃO E COMBATE
A INCÊNDIOS
1. Introdução :
Há milhões de anos, em meio a uma tempestade, o homem das cavernas teve o seu primeiro contato com o fogo, quando observou que os raios incendiaram as árvores. O primeiro uso que os homens fizeram do fogo provavelmente, foi para o aquecimento. Mesmo nos tempos mais remotos, o fogo era usado para preparar comida, fabricar armas e utensílios, transformar o barro em cerâmica e obter luz. O homem começou a desfrutá-lo, até que, um dia, aquele aliado que tantos favores lhes vinha prestando, tornou-se incontrolável, originando, assim, o primeiro incêndio. O fogo controlado é útil. Mas, fora do controle do homem, mata milhares de pessoas e destrói propriedades de grande valor, ocasionando miséria, sofrimento e desemprego. O homem percebeu que precisava conhecer melhor o fogo e precaver-se contra seus efeitos destruidores.
2. Teoria do fogo :
Na conceituação moderna, o fogo é tido como uma reação química denominada combustão, onde os materiais combustíveis combinam-se com o oxigênio produzindo luz e calor.
3. Elementos essenciais do fogo :
a) Oxigênio;
b) Calor;
c) Combustível
Diante destes três elementos podemos construir um triângulo no qual colocamos, em cada lado, um elemento essencial para a combustão.
MB
U
IO
ÊN
CO
ST
ÍVE
L
IG
OX
CALOR
É o que permite que o combustível se queime?
A) Oxigênio : Existe em nossa atmosfera (ar) na proporção de
21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de outros gases.
Para que haja combustão, é necessário que o oxigênio contido no ar atmosférico esteja em proporção superior a 8%.
Além do gás oxigênio, o gás cloro também é um bom comburente, além de outros mais.
B) Calor : Os combustíveis, em geral, precisam ser transformados em gases para queimar; o grau de caloria varia de corpo para corpo,
bem