DOENÇAS DOS VERMES
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar as doenças causadas por vermes, estas chamadas de Verminose. Assim como o contágio, sintomas e tratamentos para a mesma, que se resume a uma infecção intestinal provocada por agentes específicos, conhecidos como parasitas.
DESENVOLVIMENTO
Teníase (Taenia solium) – O contágio se da após o humano se alimentar da carne crua ou malpassada do animal contaminado, completando o ciclo da doença. O hospedeiro se desenvolve até o estágio adulto no intestino humano, podendo causar ao portador dores de cabeça e abdominais, perda de peso, alterações do apetite, enjoos, perturbação nervosas, irritação, fadiga e insônia. Tem como tratamento remédios antiparasitários, como a Niclosamida, o Mebendazol ou Albendazol, por exemplo, prescritos pelo médico. A prevenção para a Teníase vem de tratamentos de água e esgoto, fiscalização das carnes de porco e boi, cozimento prolongado de carne com cisticerco antes da ingestão, tratamento de doentes e bons programas de educação e sensibilização, incentivando bons hábitos de higiene no dia a dia.
Esquistossomose (Schistossoma mansoni) – O contágio vem do contato com água contaminada com parasitas que estão em seus estágios infecciosos, chamados de cercária. Nos seres humanos o parasita entra pela pele (podendo causar inflamação, coceira e vermelhidão nessas regiões), amadurece até o próximo estágio (esquistossômulo), depois migra para os pulmões e fígados, onde amadurece na faze adulta. O verme adulto pode migrar para diferentes partes do corpo, incluindo bexiga, reto, intestinos, fígado, sistema venoso portal, baço e pulmões. Na fase aguda, a esquistossomose pode provocar náuseas e vômitos. O tratamento é feito com antiparasitários, geralmente em dose única. A prevenção consiste em identificação e tratamento das pessoas adoecidas, saneamento básico, combate aos caramujos, e