Doenças provocadas por vermes
O termo verme é atribuído a animais de corpo fino e alongado, sendo seus principais representantes os nematelmintos e platelmintos. Estes são animais que, além das características citadas, também apresentam corpo achatado; e aqueles têm o corpo cilíndrico e extremidades afiladas. Os representantes dos dois filos possuem simetria bilateral e são triblásticos. Apesar de a maioria dos representantes desses grupos ser de vida livre, algumas espécies são parasitas de seres humanos e outros animais, provocando doenças. A principal forma de contaminação é pela ingestão dos parasitas, geralmente através de água, alimentos ou carne contaminada, e que não receberam o devido tratamento. Além disso, algumas doenças são transmitidas através da entrada do parasita por via cutânea; e outras, por meio da picada de vetores específicos, como é o caso da filariose.
Os sintomas são variados e dependem bastante do local em que o verme se alojará.
As doenças causadas pelos vermes são chamadas verminoses e tratadas através de remédios. Entre as verminoses mais conhecidas estão: a lombriga, solitária e o amarelão.
Ancilostomose (Amarelão)
Transmitida através da penetração ativa de larvas na pele, causa anemia, fezes rajadas de sangue e indisposição física.
Ascaridíase (Lombriga)
A contaminação pode ocorrer pela ingestão de seus ovos encontrados no solo, água, alimentos e mãos que tiveram um contato com fezes humanas.
Teníase (Solitária)
Conhecida popularmente como solitária é causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda representada por parasitas intestinais.
Outras doenças
-Bicho-geográfico
-Caramujo
-Esquistossomose
-Filaria
-Filariose
-Hidatidose
-Oxiurose
-Tricocefaliase.
Doenças causadas por fungos
Os fungos são seres vivos muito importantes para o equilíbrio da natureza, pois fungos e bactérias se unem para decompor a matéria orgânica. Além disso, os fungos também são utilizados