Doenças causadas por vermes
A Esquistossomose é uma verminose causada por platelmintos da classe Trematoda, ocorrem em diversas regiões do mundo, sendo que, no Brasil, o responsável pela doença é o Schistossoma mansoni. Este tem o caramujo de água doce como hospedeiro intermediário e a espécie humana como hospedeiro definitivo.
A presença dos vermes na corrente sanguínea, fecha a circulação na região intestinal, provocando a ruptura de vasos, com isso, verifica-se o aumento do volume do abdômen.
Sintomas - Os sintomas, quando aparecem, surgem aproximadamente cinco semanas após o contato com as larvas. * Na fase aguda (a mais comum), a doença se manifesta por meio de vermelhidão e coceira cutâneas, febre, fraqueza, náusea e vômito. O indivíduo pode, também, ter diarreias, alternadas ou não por constipações intestinais. * Na fase crônica, fígado e baço podem aumentar de tamanho. Hemorragias, com liberação de sangue em vômitos e fezes, e aumento do abdome (barriga-d’água) são outras manifestações possíveis.
Tratamento - O tratamento da doença pode ser feito com medicamentos específicos que combatam o Schistossoma mansoni. Uma nova droga quimioterápica, o hicantone, já se mostrou eficaz para curar a doença na grande maioria dos casos.
Prevenção - A prevenção é baseada na educação preventiva, pois essa doença depende das condições humanas. Identificar as áreas contaminadas e submetê-las a processos de saneamento. Evitar por todos os meios a utilização de águas infestadas e possibilitar a utilização pelos trabalhadores, de botas, luvas e mesmo roupas protetoras, eliminação dos caramujos transmissores, rede de água e esgotos. O tratamento da doença exige assistência medica e hospitalar.
Teníase
A teníase é uma verminose causada pelas tênias, conhecidas como solitárias, pois costumam viver isoladas no individuo. No Brasil é mais comum nas regiões Sul e Sudeste. Esses vermes não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.