DOENÇAS CAUSADAS POR VERMES
Os vermes ou helmintos são seres metazoários (formados por muitas células) que pertencem a três ramos, principalmente, os platelmintos e os nematelmintos; e os anelídeos.
Embora existam muitas espécies de vida livre, que se alimentam de larvas de insetos ou outros pequenos seres, é enorme o número de parasitas, não só do homem como de outros animais. Uma série de adaptações à vida parasitária podem ser encontradas em representantes dos dois principais ramos citados. É comum o aparecimento de ganchos, espinhos e ventosas, que servem para fixação no hospedeiro, bem como de grande simplificação do aparelho digestivo e do sistema nervoso, com atrofia dos órgãos dos sentidos. Comparados com a espécie de vida livre, os vermes parasitas apresentam aparelho reprodutor hipertrofiado, com enorme capacidade de produção de ovos, o que se relaciona com o sucesso de sua disseminação. Dos ovos, saem larvas ou formas jovens normalmente dotadas de grande mobilidade e capacidade de penetração no hospedeiro. As larvas amadurecem progressivamente até atingirem total maturidade e serem capazes de se reproduzirem.
FILO DOS PLATELMINTOS (PLATYHELMINTHES)
Os platelmintos são vermes de corpo achatado (do grego, platys = chato + helminthos = verme). É um grupo bem sucedido no meio aquático, tanto marinho como de água doce, e habita o meio terrestre com relativo sucesso, sendo encontrado em locais de razoável umidade, como embaixo de pedras, folhagens, galhos e cascas de árvores caídas no chão. O revestimento do corpo é muito delgado, o que impossibilita a sobrevivência em ambientes secos.
(IMAGEM PÁG. 207 LIVRO DA JOANINHA)
COPIAR PÁGINA 208, 209, 210, 211, 212, 213, 214, 216, 217, 218, 219, 220, 221, 222, 223, 224, 225, 226,227, 228, 229, 230