Doenças do recen nascido
Doenças do recém-nascido e doenças congénitas
29
É muito importante identificar, logo após o nascimento, qualquer problema ou doença no recém-nascido e agir imediatamente.
Doenças que levam dias ou semanas para levar à morte um adulto, podem matar um bebé em poucas horas.
Problemas que surgem depois do nascimento
(nos primeiros dias ou semanas)
As doenças que surgem nos primeiros 2 meses de vida são muito perigosas.
Se a criança deixa de mamar bem ou parece doente, deve ser logo examinada com muito cuidado.
Se a criança apresenta os sinais de PERIGO, necessita de ser transferida
URGENTEMENTE para uma unidade sanitária com mais recursos. As mães também devem ser educadas a levar a criança à unidade sanitária mais próxima se ela tiver um destes sinais de perigo:
1. Se o bebé deixa de mamar ou mamar mal, principalmente se o bebé parece doente, está com muito sono, ou se chora ou se mexe de modo diferente do normal. São muitas as doenças que podem causar estes sinais, mas as mais importantes, nas primeiras 2 semanas de vida, são: a sepsis (infecção no sangue); e o tétano. O bebé que deixa de mamar, entre o segundo e o quinto dia de vida, pode estar com uma infecção no sangue (sepsis).
O bebé que deixa de mamar, entre o terceiro e o décimo quinto dia de vida, pode estar com tétano.
DOENÇAS DO RECÉM-NASCIDO
573
2. Se o bebé tem irritabilidade.
3. Se o bebé está mais sonolento do que o normal ou não acorda.
4. Se o bebé só se mexe quando estimulado.
5. Se o bebé tem dificuldade em respirar. É preciso observar: se o nariz está entupido, este deve ser limpo como indicado na pág. 304; se a respiração é muito rápida (60 ou mais respirações por minuto), se fica azul, ou se geme, estes são sinais de pneumonia (ver pág. 371). Os bebés muito pequenos podem ter uma pneumonia sem tosse, e muitas vezes não apresentam os sinais mais comuns. Quando numa unidade sanitária, se suspeita que um recém-nascido tem uma