doenças cardiovasculares
Infarto do miocárdio É a morte de uma área do músculo cardíaco (miocárdio), cujas células ficaram sem receber sangue, ou seja, é uma lesão isquêmica do miocárdio, que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os sintomas são: dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago.
Tratamento: Procurar um atendimento imediato porque quanto mais demora mais a área do músculo morta cresce e se ficar grande demais, o coração não terá a menor chance de se recuperar. Conforme a situação, os médicos podem optar pela angioplastia, em que um catéter é introduzido no braço e levado até a coronária entupida. Outra saída é a cirurgia: os médicos constroem um desvio da área infartada uma ponte com um pedaço da veia safena da perna ou da artéria radial ou das artérias mamárias.
Sopro no coração É uma alteração no fluxo do sangue dentro do coração provocada por problemas em uma ou mais válvulas cardíacas ou por lesões nas paredes das câmaras. Na maioria das vezes, não existem sequelas. No entanto, quando o sopro é muito forte, ele certamente precisará ser tratado, pois um volume considerável de sangue venoso irá se misturar com o sangue que já foi oxigenado. Algumas pessoas já nascem com válvulas anormais. Outras vão apresentar esse tipo de alteração por causa de males como a febre reumática, a insuficiência cardíaca e o infarto, que podem modificar as válvulas. Sopros são caracterizados por ruídos anormais, percebidos quando o médico escuta o peito e ouve um som semelhante ao de um fole. O problema pode ser diagnosticado de maneira mais precisa pelo exame de ecocardiograma, que mostra o fluxo sanguíneo dentro do coração.
Tratamento: Como existem várias causas possíveis, o