Doença de Parkinson
Campus Alphaville
Doença de Parkinson
Santana de Parnaíba
2013
O que é Parkinson?
Em 1817 o médico inglês James Parkinson descreveu pela primeira vez esta enfermidade, se trata de uma doença neurológica, crônica e progressiva, que afeta os movimentos da pessoa causando tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.
Parkinson se desenvolve mais frequentemente depois dos 50 anos e é um dos distúrbios nervosos mais comuns dos idosos. Às vezes, ocorre em adultos jovens. Pode afetar tanto homens quanto mulheres.
As células nervosas usam uma substância química do cérebro chamada dopamina (um neurotransmissor muito importante no controle do movimento, motivação e cognição, tendo ação estimulante no sistema nervoso central, envolvendo-se nas sensações de prazer e motivação.) para ajudar a controlar os movimentos musculares.
Sintomas
Podemos observar que existe uma variação nos sintomas, de um paciente para outro, mas em geral eles se apresentam de maneira lenta e insidiosa.
A lentificação dos movimentos e os tremores nas extremidades das mãos, são muitas vezes, notados apenas pelos amigos e familiares e costumam ser os primeiros sinais da doença. A diminuição do tamanho das letras ao escrever é outra característica importante.
Os sintomas incluem:
Dificuldade de deglutição
Movimentos diminuídos
Dores musculares (mialgia)
Diminuição ou desaparecimento de movimentos automáticos (como piscar)
Constipação
Babar
Equilíbrio e caminhar comprometidos
Falta de expressão no rosto (aparência de máscara)
Dificuldade para começar ou continuar o movimento, como começar a caminhar ou se levantar de uma cadeira
Perda da motricidade fina (a letra pode ficar pequena e difícil de ler, e comer pode se tornar mais difícil)
Posição inclinada
Músculos rígidos (frequentemente começando nas pernas)
Tremores que