determinação da densidade da acetona
Experimento: 2
Índice:
I. Resumo
II. Objetivos
III. Introdução
IV. Material e Métodos
V. Procedimento Experimental
VI. Resultados e discussão.
VII. Referências.
Resumo: O experimento de n° 2 tem como meta determinar a densidade da acetona utilizando diferentes vidrarias. Para colocar em pratica o procedimento iniciamos com a pesagem do balão volumétrico, em seguida adicionou – se acetona e retornamos a balança para comparar os pesos. Através dos pesos e o volume da vidraria utilizada foi possível chegar a densidade próxima da acetona que é de 791,00 kg/m³.
Objetivo:
Determinar a densidade da acetona e verificar os resultados com instrumentos diferentes.
Introdução:
A densidade é uma propriedade física que caracteriza uma substância. “A densidade é definida como a massa da unidade de volume de uma substância, ou simplesmente, massa por unidade de volume”. (RUSSEL, 2004, pg. 40) É através desta grandeza que se expressa a quantidade de matéria existente em uma unidade de volume. A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m3. Entretanto, é mais comumente expressa em unidade de gramas por centímetros cúbicos – g/cm3, ou em gramas por litro - g/ml. A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume.
A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade da água, que é igual a ρ água ≅ 1,00 g/ cm3 para temperatura ambiente(25°C). A densidade é uma propriedade da matéria que depende da temperatura. Em geral os materiais (sólidos e fluidos) mudam o seu