Densidade
1 - Determinação de densidade
Introdução
Para a sua densidade, era preciso determinar os valores exatos da massa da acetona e temperaturar com aquecimento e resfriamento, para verificar a variação da densidade e seus principais determinantes.
Materias Utilizados
- Balão Volumetrico
- Pipeta de Pasteur
- Becker
- Acetona
- Tampa de vidro
- Papel absorvente
- Picnômetro
Procedimento experimental
Foi medido o peso exato de um balçao volumetrico seu liquido ( vazio) com tampa e posteriormente pesado o mesmo instrumento com tampa e com liquido ( acetona). O quociente desses valores nos forneceram a proporção de gramas (g) / mil mililitros ( ml) da substancia acetona nesse experimento, juntamente com 50 ml de acetona usado.
Balão volumetrico com tampa vazio ( sem liquido) = 39,872 g
Balão volumetrico com tampa cheio ( com liquido) = 79,431 g
39,872 por 79,431 = 39,559 para depois pegarmos esse valor de 39,559 e dividirmos por 50 ml e então chegar no resultado de 0,79 g/ ml . Conclusão
Se determinar ao final das medidas a quantidade de gramas (g) / mililitros (ml) de acetona a serem dimensionadas posteriormente em 100 ml de uma solução aquosa de Na Cl ( 20 % ) nas suas devidas proporções.
2 - Variação da Densidade com a temperatura
Introdução
A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria que a identifica e a diferencia das outras substâncias. Adensidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e adensidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. A densidade de um sólido é função da temperatura e, principalmente, da natureza dasua estrutura cristalina, haja vista, que os diferentes polimorfos de um compostoexibem diferentes