Doença de Parkinson
Doença de Parkinson
Turma de Fisioterapia 3º semestre
RESUMO
A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade crônica e progressiva do sistema nervoso caracterizada por sinais de rigidez, bradicinesia, tremor e instabilidade postural. Além disso, a doença pode causar vario outros sintomas como perturbações do movimento e da marcha, alterações sensoriais, distúrbios de fala, voz e deglutição, mudanças cognitivas e comportamentais, disfunções do sistema nervoso autônomo e mudanças gastrintestinais e cardiopulmonares. O início é insidioso, com progressão lenta. A interrupção das funções diárias, papéis e atividades e depressão é comum nos indivíduos com DP.
Epidemiologia A DP é uma doença neurodegenerativa, muito comum, que afeta mais de 2% da população com mais de 65 anos. A idade média de seu início é de aproximadamente 50 até 60 anos. A incidência cresce drasticamente com o aumento da idade. Anualmente, aparecem um pouco menos de 10 casos novos para cada 100.000 pessoas abaixo dos 50 anos, enquanto surgem pelo menos 300 casos novos para cada 100.000 pessoas entre 88 a 99 anos. Uma pequena porcentagem (4% a 10%) desenvolve um início precoce da DP, que é definido pela apresentação dos sintomas iniciais antes de 40 anos. Os homens e as mulheres afetados quase que igualmente.
Doença de Parkinson A DP verdadeira, ou paralisia agitante, dói descrita inicialmente em 1987 por James Parkinson, como “movimentos involuntários tremulantes”. A etiologia é idiopática ou desconhecida. Foram identificados dois subgrupos clínicos distintos. Um grupo engloba os indivíduos com sintomas dominantes como instabilidade postural e distúrbios da marcha. O outro grupo inclui indivíduos, com tremor com principal característica (tremor predominante). Normalmente, os pacientes que possuem tremor predominante, demonstram alguns problemas com bradicinesia ou