Doença de Chagas
A doença de Chagas, mal de Chagas ou chaguismo, também chamada tripanossomíase americana, é uma doença que no início, na fase aguda, pode nem ser percebida. Às vezes provoca febre baixa que dura muito tempo, além de causar mal estar e falta de apetite, podendo também aumentar o baço e o fígado.
DOENÇA DE CHAGAS
A doença de Chagas, é uma infecção causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó.
Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vivem em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.
Em quadro crônico, o mal de Chagas pode destruir a musculatura, o aumentando de forma irreversível. Em muitos casos, somente essa fase é percebida pelo paciente, sendo que ela pode se manifestar décadas depois do indivíduo ter sido infectado pelo parasita. Pacientes em estado grave são muitas vezes encaminhados ao transplante cardíaco, porém não há cura para a doença.
Transmissão
Ao sugar o sangue de um animal com a doença, este inseto passa a carregar consigo o protozoário. Ao se alimentar novamente, desta vez de uma pessoa saudável, geralmente na região do rosto, ele transmite a ela o parasita, pois o barbeiro tem o costume de defecar após sua refeição. Como, geralmente, as pessoas costumam coçar a região onde foram picadas, permite com que os parasitas, presentes nas fezes, penetrem pela pele. Estes passam a viver, inicialmente, no sangue e, depois, nas fibras musculares, principalmente nas da região do coração, intestino e esôfago.
Caindo na circulação, o Trypanosoma cruzi afeta os gânglios, o fígado e o baço. Depois se localiza no coração, intestino e esôfago. Nas fases crônicas da