Doença De Chagas
A doença de Chagas ou Mal de Chagas, também chamada tripanossomíase americana, é uma infecção causada pelo protozoário cinetoplástida flagelado Trypanosoma Cruzi, e transmitida por insetos, conhecidos no Brasil como Barbeiros, ou ainda, chupança, fincão, bicudo, chupão, procotó (da família dos Reduvídeos –Reduviidae), pertencentes aos gêneros Triatoma, Rhodnius e Panstrongylus.
(2) ETIOLOGIA Agente etiológico é um agente causador de uma doença. É um termo usado em parasitologia para designar um organismo causador das doenças de origem parasitológicas.
Os agentes etiológicos podem ser um vírus, uma bactéria, um protozoário etc.
Por exemplo:
O Tripanosoma cruzi é um protozoário, o agente etiológico da doença de chagas, encontrado em animais domésticos como cães e gatos e em animais silvestres, como no tatu. O barbeiro, um inseto de hábitos noturnos é o transmissor da doença.
(3) FISIOLOGIA:
O caso crônico permanece assintomático Durante cinco a trinta anos.No entanto neste período de bem estar geral o parasita está a reproduzir-se continuamente em baixos números , causando danos sérios a órgãos como baço, intestino,sistema nervoso, coração e causa também pequenos danos no pulmão. O fígado também é afetado mas como é capaz de regeneração os problemas são raros. O resultado é aparente após uma ou duas décadas de progressão com aparecimento gradual de demência (3% dos casos iniciais), cardiomiopatia em (30% dos casos) ou dilatação do trato digestivo conhecidas como megaesôfago em (6% dos casos iniciais).
No cérebro há frequente formação de granulomas, neste estágio a doença é frequentemente fatal, mesmo com tratamento, geralmente devido à cardiomiopatia (insuficiência cardíaca).
(4) FISIOPATOLOGIA Lesão inicial: Sinal de romana – hipersensibilidade á saliva do triatomíneo - edema bi palpebral, unilateral e conjuntivite – propagação por vias linfática aos lifonodos – adenite satélite (importância