Doença de Alzheimer
Definição: O Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social e interferindo no comportamento e na personalidade. De início, o paciente começa a perder sua memória mais recente. Pode até lembrar com precisão acontecimentos de anos atrás, mas pode esquecer que acabou de realizar uma refeição. Com a evolução do quadro, o alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.
Causas: Estima-se que a causa do Alzheimer seja o acúmulo das proteínas beta-amilóide e tau no cérebro associada à diminuição do neurotransmissor acetilcolina. Entretanto suas causas ainda não são totalmente esclarecidas, mas sabe-se que ela pode estar relacionada a alguns fatores de risco tais como
- Idade
- Baixa Escolaridade
- Influência Genética
- Aterosclerose
- Traumatismo Craniano
- Uso Continuo e Prolongado de Medicamentos Psiquiátricos e Inibidores de Apetite Características:
Distração
Dificuldade de lembrar nomes e palavras
Esquecimentos crescentes
Dificuldade para aprender novas informações
Desorientação em ambientes familiares
Lapsos pequenos
Redução das atividades sociais dentro e fora de casa
Relação entre Neuroanatomia e Psicologia: O cérebro humano é responsável por todas as funções do corpo humano, uma delas é o comportamento humano, o qual é objeto de estudo da psicologia. O comportamento e sentidos advêm do cérebro, não se consegue simplesmente entender como os processos de percepção funcionam completamente se você não estudar o sistema límbico. A psicologia está ligada diretamente não só com a neuroanatomia, como também com a anatomia humana e neurofisiologia.
Como a Psicoterapia pode ajudar: O tratamento comumente é