Doença de alzheimer
PERFIL NEUROPSICÓLOGICO E TRATAMENTO A doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que destroi células do cérebro de forma lenta e progressiva. É um tipo de demência e a forma mais comum desta- existem diferentes tipos. Essa patologia afeta a memória e o funcionamento mental como o pensamento e a fala, confusão, mudanças de humor e desorientação no tempo e espaço. É uma doença terminal que causa deterioração geral da saúde. Contudo a causa de morte mais frrequente é a pneumonia, devido a deficiência do sistema imunológico, que causa a perda de peso e a propensão à infecções do trato respiratório. Inicialmene os sintomas, tis como dificuldade de memória e perda da capacidades intelectuais podem ser sutis, passando despercebidos pela pessoa afetada e pela família e amigos. Existe um número de fatores de risco para o mal de Alzheimer, segundo investigadores. É sugerido que exista uma combinação de atores que desencadeiam, com destaque para fatores particulares de pessoa para pessoa. Dentre esses atores destacam-se:
IDADE: Problemas relacionados com a idade como arteriosclerose podem contribuir para a doença.
SEXO: Afetando mais mulheres que homens-podendo esse dado ser induzido pelo erro, já que os homens vivem menos que as mulheres em média.
FATORES GENETICOS/ HEREDITÀRIOS: Um número limitado de amílias transmitirão geneticamente a seus filhos o gene que provoca a doença, sendo que ceerca de metade dos filhos de pai afetado desenvolverão esse mal. Há certa ligaçao entre o cromossoma 21 e a doença de Alheimer, assim crianças com sindrome de Dowundesenvolverão a doença se atingirem a idade média para a manifestação desta.
TRAUMATISMO CRANIANO: Pessoas que sofreram lesões graves, com idade acima de 50 anos e tiverem o gene especíico para a doença , tiverrem perdido os sentidos logos após o trauma são mais propensos a desenvolverem a doença.
DIAGNÓSTICOS