Doença cardiovascular
Se não forem tomadas medidas adequadas, estima-se que em 2015 cerca de 20 milhões de pessoas morram de doença cardiovascular todos os anos, sobretudo por ataque cardíaco e AVC.
A doença cardiovascular é causada por alterações patológicas no coração e vasos sanguíneos, e abrange um leque vasto de doenças como a doença cardíaca coronária, a doença cerebrovascular, a hipertensão arterial, a doença arterial periférica, a doença cardíaca reumática, a doença cardíaca congénita, a insuficiência cardíaca, a trombose venosa profunda e a embolia pulmonar. As principais causas de doença cardiovascular são o uso de tabaco, a diabetes, a obesidade, o sedentarismo e as dietas erradas (ricas em sal, gorduras saturadas e açúcar).
É uma doença multifactorial, com dois grupos de factores de risco: os não modificáveis e os modificáveis. Os não modificáveis não podem ser alterados, sendo exemplo a idade, o género e a hereditariedade. Dentro dos modificáveis, temos aqueles que é do conhecimento das pessoas, como a actividade física, a dieta, o peso, o tabaco e o álcool, entre outros, e os que podem passar despercebidos, como a