Doen a Cel aca
Universidade Federal do Maranhão
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Disciplina: Fisiopatologia
Curso: Nutrição
O que é ?
Desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten.
É caracterizada pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais.
O que é glúten ?
É a principal proteína presente no Trigo, Aveia,
Centeio, Cevada, e no Malte.
A ingestão de alimentos com este tipo de proteína pelos celíacos se torna tóxica e provoca lesão no intestino delgado, impedindo a adequada absorção dos alimentos;
O glúten não desaparece quando os alimentos são assados ou cozidos;
O Glúten agride e danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos Forma mais leve da doença:
Forma mais grave da doença: Quais os sintomas ?
A clássica:
Caracteriza-se pela diarréia crônica, desnutrição com déficit do crescimento, anemia ferropriva não curável, emagrecimento e falta de apetite, distensão abdominal
(barriga inchada), vômitos, dor abdominal, osteoporose, esterilidade, abortos de repetição, glúteos atrofiados, pernas e braços finos, apatia, desnutrição aguda que podem levar o paciente à morte na falta de diagnóstico e tratamento. Quais os sintomas ?
Não clássica:
Anemia resistente a ferroterapia, irritabilidade, fadiga, baixo ganho de peso e estatura, prisão de ventre, constipação intestinal crônica, manchas e alteração do esmalte dental, esterilidade e osteoporose antes da menopausa.
Quais os sintomas ?
Assintomática:
São realizados nestes casos, exames (marcadores sorológicos) em familiares de primeiro grau do celíaco, que têm mais chances de apresentar a doença (10%). Se não tratada a doença, podem surgir complicações como o câncer do intestino, anemia, osteoporose, abortos de repetição e esterilidade. Como é feito o diagnóstico?
Exames laboratoriais, como anticorpos antigliadina, antiendomísio e
antitransglutaminase