Doen As Cr Nicas
DOCENTE: NELY MATOS
DISCENTE: LUANA AZEVEDO
DOENÇAS CRÔNICAS: DIABETES MELLITUS, HIPERTENSÃO ARTERIAL E OBESIDADE.
Salvador
2014
diabete mellitus
É uma doença de causa múltipla ocorre, quando há falta de insulina ou ela não atua de forma eficaz, causando um aumento da taxa de GLICOSE no sangue (HIPERGLICEMIA). A INSULINA é produzida pelo PÂNCREAS e é essencial para que nosso corpo funcione bem e possa utilizar glicose (açúcar) como principal fonte de ENERGIA.Existem dois tipos de diabetes mellitus ,diabete tipo 1 produz pouca insulina ou nenhuma , tipo 2 produz insula na mas não faz efeito no organismo.
Fatores de riscos
Idade acima de 45 anos;
Obesidade (>120% peso ideal ou índice de massa corporal Ž 25 kg/m2);
História familiar de diabetes em parentes de 1° grau;
Diabetes gestacional ou microssomia prévia;
Hipertensão arterial sistêmica;
Colesterol HDL abaixo de 35 mg/dl e/ou triglicerídeos acima de 250 mg/dl;
Alterações prévias da regulação da glicose.
TRATAMENTO
O tratamento desta doença requer muito cuidado, deve-se controlar o açúcar no sangue principalmente. É necessário muitos exercícios e também dietas de acordo com o tipo e também com o paciente. Em geral os diabéticos não devem comer com muita frequência alimentos doces. As pessoas com diabetes também muitas vezes tem o colesterol alto, porém para abaixá-lo também é necessário controlar o açúcar. Alguns medicamentos também são usados, como a insulina e também hipoglicemiantes orais.
PREVENÇÃO
Os riscos de complicações em ambos os tipos de diabetes podem ser reduzidos com mudanças na dieta e atividades físicas regulares. Os portadores de tolerância diminuída à glicose (TDG) e glicemia de jejum alterada (GJA) devem fazer uma dieta rígida, praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana e, quando necessário e aprovado, usar remédios para evitar complicações. Atividades físicas, dieta rígida e perda de peso entre os grupos de risco